
Shaquille O’Neal liderou a NBA em porcentagem de arremessos de quadra dez vezes durante sua carreira.
Muitos dos melhores pivôs da Liga ao longo da história pontuaram com eficiência no garrafão.
Muitos dos melhores pivôs da história da NBA foram pontuadores natos, além de defensores e excelentes reboteiros. A lista a seguir destaca os jogadores que pontuavam com eficiência dentro do garrafão.
Shaquille O’Neal – 10 vezes
Um dos pivôs mais dominantes de todos os tempos, Shaq é um membro do Hall da Fama que viveu e dominou o garrafão. Ele foi quatro vezes campeão da NBA, três vezes MVP das Finais, MVP da temporada regular de 2000 e 15 vezes All-Star. Além disso, foi selecionado para três times ideais de defesa e cestinha da Liga duas vezes. Durante sua temporada de MVP em 2000, liderou a NBA em pontos por jogo (média de 29,7) e em aproveitamento de arremessos (média de 57,4%). Isso foi em meio a uma sequência de cinco anos liderando a Liga em eficiência de arremessos de quadra. O’Neal ostenta uma carreira de 58,2% de aproveitamento dos arremessos, nunca tendo ficado abaixo dos 55,7% e atingindo o máximo de 66,7% durante sua última temporada na NBA com o Boston Celtics. Shaq é mais conhecido por sua passagem pelo Los Angeles Lakers, mas jogou as quatro primeiras temporadas de sua carreira no Orlando Magic. Após uma passagem de oito temporadas nos Lakers, ele ficou outras quatro no Miami Heat, duas no Phoenix Suns e uma no Cleveland Cavaliers antes de encerrar sua carreira nos Celtics. Shaquille O’Neal ocupa o 12º lugar de todos os tempos em porcentagem de arremessos de quadra na carreira.
Wilt Chamberlin – 9 vezes
Wilt “The Stilt” Chamberlain construiu uma das melhores carreiras da NBA na posição de pivô. O Hall da Fama foi quatro vezes MVP e duas vezes campeão da NBA, vencendo o prêmio de MVP das Finais em 1972. Ele foi 13 vezes All-Star, 11 vezes o jogador com mais rebotes, sete vezes cestinha e uma vez líder de assistências. Chamberlain também foi duas vezes selecionado para o time ideal de defesa e ganhou o troféu de Calouro do Ano. Ele encerrou a carreira com 54% de aproveitamento dos arremessos de quadra, com o pico de 72,7% em 1972-73, seu último ano na Liga. Chamberlain passou suas seis primeiras temporadas em Philadelphia e depois em San Francisco, atuando pelos Warriors. Ele, então, jogou quatro temporadas no Philadelphia 76ers e encerrou sua carreira após cinco anos no Los Angeles Lakers.
DeAndre Jordan – 5 vezes
Jordan, um membro importante na era “Lob City” ou “Cidade das Pontes Aéreas” do Los Angeles Clippers, era conhecido por algumas das enterradas mais incríveis da NBA durante seu auge. Três vezes selecionado para o time ideal da NBA, duas vezes melhor reboteiro e duas vezes membro do time ideal de defesa, Jordan foi campeão com o Denver Nuggets em 2023. Ele liderou a NBA em aproveitamento dos arremessos de quadra por cinco temporadas consecutivas, desde 2012-13 até 2016-17. Nesse período, teve 69% de aproveitamento. Ele ostenta uma carreira de 67,4% com o máximo de 76,5% em 2022-23. Atualmente nos Nuggets, Jordan começou sua carreira nos Clippers, onde jogou por uma década. Depois disso, dividiu a temporada 2018-19 entre Dallas Mavericks e New York Knicks. Ele seguiu com duas temporadas pelo Brooklyn Nets, depois dividiu 2021-22 entre o Los Angeles Lakers e o Philadelphia 76ers antes de iniciar seu período em Denver.
Outros nomes que já foram líderes de aproveitamento dos arremessos de quadra mais de uma vez
- Artis Gilmore (4)
- Neil Johnston (3)
- Alex Groza (2)
- Ed Macauley (2)
- Ken Sears (2)
- Johnny Green (2)
- Cedric Maxwell (2)
- Kevin McHale (2)
- Buck Williams (2)
- Gheorghe Muresan (2)
- Rudy Gobert (2)